terça-feira, 22 de setembro de 2009

OSAMA BIN LADEN é o novo diretor de criação da DM9 São Paulo!

Justamente ao completar 20 anos de existência a premiada e respeitadíssima agência DM9 DDB envolveu-se em um imbróglio de dimensões globais, literalmente. O anúncio do WWF cujo pilar criativo é o 11 de setembro provocou uma onda de ira tão avassaladora em tão pouco tempo que a agência enfiou o rabo entre as pernas e teve que ir à imprensa dar explicações. Minto. Primeiro, o presidente da DM9, Sérgio "Valente?", covardemente negou tudo e disse desconhecer a peça. A chiadeira aumentou e a pressão acabou vergando Valente que assumiu a autoria da pérola. Tardios pedidos de desculpas foram emitidos mas a formidável lambança já estava consumada. Em meio a protestos generalizados, especialmente dos americanos, a própria WWF veio a público engrossar o coro dos ofendidos dizendo que nunca vira o anúncio e que jamais teria permitido sua veiculação. A peça, de um mau gosto de doer, mostra um enxame de boeings prestes a se chocar com a cidade de Nova Iorque em uma visão cem vezes mais apocalíptica do que foi o sangrento 11 de setembro. O anúncio diz que o tsunami ocorrido na Ásia matou bem mais gente do que o ataque terrorista às torres gêmeas e por isso exorta as pessoas a se preocuparem mais com o meio-ambiente. Amiguinhos publicitários paulistas, jamais passou pela  "cabeçinha" de vocês que o 11 de setembro assim como o ataque japonês à Pearl Harbor em 1941, constitui um trauma idelével para os norte-americanos? Além do teor ofensivo o anúncio ainda encerra um erro conceitual que é o de associar o Tsunami a um desequilíbrio natural causado pelo homem. Isso é uma inverdade. Tsunamis, à exemplo de terremotos e erupções vulcânicas, são fenômenos da natureza. Ou seja: o 11 de setembro não tem absolutamente nada a ver com o maremoto na Ásia que não tem ligação alguma com o desrespeito ao planeta. E pra finalizar: acho que o Bin laden não está escondido em nenhuma caverna suja no Afeganistão como supõem os EUA. Ele está trabalhando feliz da vida como diretor de criação da DM9. É isso. Matei a charada.

13 comentários:

Navegante disse...

Débora, não nego sua hipótese, mas ela é tão polêmica quanto essa peça. Ô mais é... Se ela se propagar com a mesma velocidade, daqui a pouco a CIA e o FBI estarão fazendo uma busca em São Paulo. Credo! Nada pessoal com a agência em questão, até porque curto muitos trabalhos feitos por ela.

Anônimo disse...

Navegante querido, acho sim que Osama Bin laden está infiltrado na agência brasileira. Quanto a DM9, é uma agência pra lá de competente e gosto demais dela mas pisou na bola feio nesse caso específico.
É normal. Quem nunca errou na vida? Que Alá esteja contigo.
Bjs ardentes,

Débora

A CRIANÇA MALVADA!!! disse...

PUTA QUE PARIU MINHA SOGRA!! CARALHO DE ASA, NUNCA VI UMA PEÇA PUBLICITÁRIA TÃO APELATIVA E TÃO PÉSSIMO GOSTO COMO ESSA BIZARRICE AÍ FEITA PELOS DEMENTES DA DM-MERDA! QUE FALTA DE SENSIBILIDADE (Olhem que tá falando... logo eu, a Criancinha Malvadinha, mas...)E QUE COISA MAIS ESCROTA E ESTÚPIDA: COMPARAR O TSUNAMI COM O 11 DE SETEMBRO? MAS QUE IDÉIA MAIS CRETINA DO CARALHO!!! O QUE, SEUS VIADOS QUE DEFECARAM ESSA VERGONHA DE ANÚNCIO, TEM A VER O CU COM AS CALÇAS? UMA DÚVIDA: VCS SÃO UNS IDIOTAS NORMAIS OU SÃO APENAS UNS DÉBEIS MENTAIS LOBOMIZADOS? QUEM FOI O FILHO DE UMA PUTA QUE TEVE ESSA IDÉIA TÃO ESTÚPIDA? QUEM FOI, CARALHO??? ME DIZ O NOME DESSE IMBECIL QUE EU VOU NA CASA DELE ENFIAR MEU BRAÇO INTEIRO NO CU DESSE ACÉFALO POIS EU TENHO CERTEZA QUE EU VOU ACHAR ALGUMA AMENDOIM ESTRAGADO NO LUGAR DO CÉREBRO!! APOSTO QUE ESSE CAVALO QUE CUSPIU ESSA IDÉIA ESCROTA TIVESSE PERDIDO A MÃE NO 11 DE SETEMBRO, MESMO ASSIM AINDA IA CRIAR ESSE DESCALABRO VEXAMINOSO, POIS DÉBIL MENTAL É DÉBIL MENTAL E NÃO HÁ NADA NO MUNDO QUE CONSIGA DAR BOM SENSO A UM ANIMAL QUE NÃO TEM. SE EU FOSSE O DONO DESSA AGÊNCIA TRAPALHONA IA ESBOFETEAR OS CRIADORES DESSA PUTARIA NA FRENTE DA AGÊNCIA TODA DURANTE 4 HORAS SEGUIDAS ENQUANTO BERRAVA "FILHOS DE UMA PUTA! FILHOS DE UMA PUTA!!!", DEPOIS SOCARIA AS CABEÇAS DE BAGRE DESSE JUMENTOS PEDERASTAS NUMA PRIVADA CHEIA DE MERDA E DEPOIS DEMITIRA ESSES ENERGÚMENOS COM UMA CADEIRADA PELAS COSTAS DE CADA UM! DUPLINHA DE MERDA!!!
E A WWF? NÃO FEZ PORRA NENHUMA? COMO APROVOU UMA FALTA DE RESPEITO COMO ESSA? PUBLICITÁRIO É UMA RAÇA CRETINA MESMO, É SÓ IDIOTA, PUTA QUE PARIU! QUEREM CHOCAR E NÃO CRIAR E ACABAM FAZENDO UM CAGADA ESPETACULAR QUE NEM ESSE LIXO DE ANÚNCIO! REPERCUTIU NO EXTERIOR MAS NÃO FOI COM UM LEÃO DE OURO EM CANNES, FOI COM UMA QUEIMAÇÃO DE FILME ABSURDA E DESNECESSÁRIA PARA A CRIAÇÃO BRASILEIRA (QUE SE ACHA FODA, MAS FINGE QUE OS ARGENTINOS NÃO DÃO DE 10 NA GENTE!!!) PUTA QUE PARIU, MAS QUE DESASTRE!!! TRANQUEM ESSES "GÊNIOS" DROGADOS NO ZOOLÓGICO, MAS EM UMA JAULA ISOLADA DOS OUTROS ANIMAIS PARA NÃO OFENDEREM OS OUTROS BICHOS, OUVIU, WWF VACILONA?

Naja Najito disse...

Muito bom o texto, Débora. Nem sabia da existência desta peça. Realmente, é isso o que vc fala: não dá para comparar um desastre natural com um ataque terrorista. É engraçado, porque as vezes esses erros monumentais vão passando de mão em mão e ninguém nota. Só quando são publicados é que as pessoas vêem a besteira que fizeram.

abç.

Naja Najito disse...

Muito bom o texto, Débora. Nem sabia da existência desta peça. Realmente, é isso o que vc fala: não dá para comparar um desastre natural com um ataque terrorista. É engraçado, porque as vezes esses erros monumentais vão passando de mão em mão e ninguém nota. Só quando são publicados é que as pessoas vêem a besteira que fizeram.

abç.

Giuliano disse...

Não fosse a mancada na associação do fenômeno Tsunami com o aquecimento global, a peça ia ser phoda.

Visualmente o impresso e o comercial são impecáveis, lindos.

O drama todo é por culpa de "diminuir" o atentado nos USA fosse em qualquer outro lugar tudo estaria bem.

Juliana disse...

Honestamente, não achei ruim...
Por que não fazer a comparação 11/09 com Tsunami???
Apesar da Débora e alguns de vocês acharem que Tsunami não é culpa nossa, discordo (ainda bem que existe discordância no mundo!).

A partir do momento em que temos alterações climáticas causadas por NÓS e NOSSO consumo desenfreado estamos sim produzindo 11/09 em larga escala. A questão é que nos fazemos de desentendidos e fingimos que somos vítimas de nós mesmos. Por que vocês continuam:
* indo ao mercado usando sacolas plásticas quando poderiam usar sacola de lona;
* jogando o lixo fora de qualquer maneira quando existem empresas especializadas em reciclagem;
* usando carro quando existe transporte público;
* trocando de carro a cada dois anos quando pode usá-lo por mais tempo...

Fala sério!! Somos terroristas hipócritas em massa! E nossa justificativa é muito vil!

E o pior de tudo é ter que ler sobre protestos norte-americanos depois de ditarem as regras de mídia, consumo, comportamento... Coitadinhos, né...

Coitados é de nós não pensantes!!!

A CRIANÇA MALVADA!!! disse...

JULIANA, VC É UMA JUMENTA, NA BOA... QUE MERDA É ESSA DE "Somos terroristas hipócritas em massa! E nossa justificativa é muito vil!"
VC,POR ACASO, FOI REDATORA DESSE ANÚNCIO DA DM-NÓIA? CARALHO, VC RACIOCINA MAL E ESCREVE PIOR AINDA!

Georgia disse...

Juliana, eu estudo geografia e posso lhe explicar: o tsunami da Ásia foi em função das placas tectônicas. A Terra tem aproximadamente 8 grandes placas tectônicas, e aquela região da Ásia está entre essas separações. Portanto, com a deriva dos continentes, volta e meia acontecem essas erupções vulcanicas, terremetos e maremotos. Isso é um processo natural, e nesse caso do Tsunami, o homem não tem a menor intervenção.
E honestamente, não acho que se educa um povo a partir do medo.
Não se educa ninguém pelo medo, e usar a imagem de 11 de setembro definitivamente foi usar a apelação em detrimento da criatividade.
É muito mais fácil vc chocar alguém do que incitar à reflexão.

Juliana disse...

Georgia, obrigada pela explicação!
Entretanto, sinto dizer que o fato de fecharmos os olhos à manipulação pelo não medo pelo visto também não educa... Temos informação o suficiente para entendermos que somos manipulados pelas grandes corporações que pensam apenas no lucro do umbigo deles, não importa o resto!
Exemplo: desconto RIDÍCULO de IPI, quando deveríamos pensar e forçar as montadoras a construir carros elétricos... E alguns de vocês continuam trocando de carro a combustível fóssil a cada 2 anos...
Fala sério!! Tenho medo sim, e é o que tem mudado meu comportamento. Respeito, ou melhor, tento respeitar a natureza!

Dirceutavares disse...

Muito interessante o texto de Débora. Mas, o cerne da comunicação é a poesis, pela qual é possível comparar tudo com tudo. Fernando Pessoa quando afirma que "A morte é a curva da estrada," poderia ser criticado por comparar a morte com um espaço de locomoção.

Um desastre humano pode e deve ser comparado com um cataclisma, quando nos esclarecer com propriedade sobre um fenômeno que não tínhamos condições de perceber, sem o uso de metáfora ou analogia.

O deslize da agência foi o de ter tocado numa corda sensível da auto estima dos EUA. De que são derrotáveis por guerreiros dos trópicos. Um agência de publicidade associada a um povo gentil, covarde e não belicoso como o nosso não deve afrontar a nenhuma potência internacional, pois terá que baixar o rabo entre as pernas. Os EUA nunca pediram desculpas públicas por publicar material oficial defendendo para suas crianças que a Amazônia deve ser "internacionalizada". Essa publicação fere a legislação brasileira e não tivemos energia para exigir a obrigatória retratação. Os EUA estão de parabéns em calar a livre e legítima expressão da DM9. A DM9 deve perceber o entrono cultural, pois nós somos um povo impotente que não consegue impor nossos direitos contratuais com a Bolívia e o Paraguai, quanto mais com os EUA?

Então regrinha da publicidade calonizada: deve-se criar publicidade que enalteça a vida e o respeito ao Outro, especialmente se o Outro for Norte Americano.

Anônimo disse...

este blog tem a mesma qualidade que os anúncios que pulblicam.

típico de profissional recalcado com pouco sucesso na vida. provavelmente é solteira também (e não é por opção).

Anônimo disse...

Exceto pela associação equivocada entre um fênomeno social e um geológico, parece-me um puta anúncio, sustentado por um conceito bastante contundente.

E ainda vale endossar o que o Giuliano falou. Se a comparação fosse feita com o número de mortos por inanição na África, ninguém ia se coçar.

Publicidade fofa é o cacete.