quarta-feira, 3 de junho de 2009



Vamos trepar com uma embalagem de Fruittella!!

Brasil. Rio de Janeiro. Maracanã. Final da Copa de 1950. Brasil e Uruguai no embate final. Uma campanha até então irretocável do nosso escrete - a seleção chegou a golear a Suécia por 7 x1  e a Espanha por 6 x1 - criou na torcida um clima eufórico de "já ganhou". Em um Maracanã estalando de novo (acabara de ser construído para o evento) o Brasil entrou em campo jogando pelo empate. Na véspera do jogo um jornal da capital chegou a estampar uma foto da seleção brasileira na 1ª página com o título garrafal: "Esses são os campeões do mundo!". O final da história todo mundo conhece. Diante de uma multidão incrédula, o Uruguai bateu o Brasil por 2 x1 e colocou água no chope de uma nação inteira. Foi o nosso Maracanazo
O preâmbulo foi só pra dizer que o "já ganhou" é algo sempre traiçoeiro e deve ser a todo custo evitado em qualquer situção na vida. Em propaganda não é diferente. Vejam o caso acima. A agência prometia muito. A dupla, provavelmente, prometia bastante. O prazo devia prometer. O job prometia. O briefing prometia. O produto a ser anunciado prometia. A verba prometia. Enfim, o Universo parecia conspirar a favor da tarefa de anunciar a guloseima Fruittella. Uma campanha criativa parecia prestes a vir ao mundo. Os deuses da propaganda já se preparavam pra sorrir. Mas eis que o inexplicável aconteceu. Contrariando toda a lógica a dupla enveredou por um caminho extraordinariamente equivocado. O conceito "um exagero de prazer" não é nada mal. Dá margem para um monte de caminhos gráficos inteligentes mas a saída encontrada pela dupla choca de tão rasteira. Envoltos por uma cômica ( eita, forçação!!! ) atmosfera sexual os anúncios mostram um motoqueiro abraçado a uma embalagem gigante de Fruittella na rua e uma moçoila se atirando sobre outra embalagem em uma espécie de divã. No mais grotesco anúncio da série, a "excitada" modelo se atraca com a embalagem de Fruittella como se esta fosse o próprio George Clooney de cuecas. As imagens são inusitadas mas todos hão de concordar que modelos se pegando com embalagens de Fruittella é algo ridículo demais. Guardando as devidas proporções, essa campanha da Fruittella foi um verdadeiro Maracanazo publicitário. Será que a dupla que criou esta piada de mau gosto é uruguaia? Seriam descendentes de Gighia??

5 comentários:

Juliana disse...

Ui...
Honestamente, será que os publicitários não têm mais criatividade? Por que continuam insistindo em apelar para a sexualidade, mesmo quando é improvável qualquer semelhança?

Nessas horas tenho vergonha do que nos apresentam e do que os menos favorecidos intelectualmente podem vir a pensar com essas imagens...

Vale o mesmo para a saia de acelga, que parece ter deslocado a modelo na cintura...

a revisora disse...

coizórrorosa!

Ninguém disse...

ahhahah ri demais! das piores que já vi!

redator de arte disse...

Vergonha, vergonha. Ainda bem q o recheio não é baunilha ou qualquer porra parecida com porra.

Grilo disse...

é cômico. eu até treparia, entendê?

deixo aqui meu blog: alotofbackspace.blogspot.com