segunda-feira, 15 de junho de 2009


Déjà vu ou déjà cu?


Déjà vu é uma expressão emprestada da língua francesa que significa, literalmente, já visto

O termo é largamente utilizado pela crítica artística sempre que uma peça literária, cinematográfica, teatral ou musical carece de originalidade transmitindo a sensação de algo não inédito, revisitado.

Em propaganda essa sensação é extraordinariamente recorrente. Vira e mexe topamos com peças publicitárias inspiradas em idéias já realizadas. Bem, trazemos hoje, para o deleite dos sádicos visitantes do blog, mais uma ( olha o dèjà vu aí, gente!! ) tentativa frustrada de manejo consciente do photoshop. Não é a primeira vez que diretores de arte tombam em ação vítimas desse programa de computador. Em algumas postagens antigas de nosso blog é possível checar algumas tentativas de fusões e retoques fracassados que deram origem à verdadeiras monstruosidades visuais. 

A aberraçao de hoje consiste em um anúncio hilário de ração de passarinhos. De acordo com o raciocínio tortuoso dos vagabundos que criaram a campanha, a ração seria tão deliciosa que transformaria passarinhos em animais mais leais ao homem como os cães. Pelamordedeus, gentem!! Helloo!! Uma reles raçaozinha não vai nunca fazer um canário agir como se fosse um weimaraner ou um pastor alemão. Não é questão de má vontade com o trabalho. É que o raciocínio criativo das peças é demasiadamente forçado e calcado em uma montagem visual absolutamente ridícula.

Não dá. A sensação transmitida é que o diretor de arte fez a fusão horrorosa e a partir da imagem dos cães-pássaros a campanha foi desenvolvida. É um vexame total. 

12 comentários:

A luz... disse...

A produção é boa...

O conceito é irado também.

Mas a forcação de barra física é podre, nojenta.

O diretor de arte soube estragar a idéia do redator.

Tenho certeza que no documento do word, quando o redator chegou nesse conceito, imaginou um homem levando um passarinho pela coleira, roendo osso, etc... Aí sim era bom.

Vovox disse...

hahahahahahahahaha
primeiras liçoes de aulas de photoshop iniciante

Aline Valek disse...

Poxa, eu queria um passarinho desses! XD

Concordo com o primeiro comment: o conceito é foda. Ponto pro redator.

Nosso PodCast disse...

E o pior. Esta campanha consta nas páginas da famosa e tão "inspiradora" Archive. Voilá.

As Trevas... disse...

Caralho de asa!!! O que porra é essa?! Hehehehe pelo jeito o d.a. tomou um ácido enquanto o redator trabalhava heheheheh

Anônimo disse...

ZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...aaahhhhhhhhhhhhhhhhhh.....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ahhhhhhhhhhh......zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz aaahaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..... huuummmmmm.......zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Anônimo disse...

Realmente tem muito anúncio horrível aqui, esse é um deles. Mas acho o blog uma bosta, forçado demais. Gostaria de poder ver as genialidades publicitárias dos colaboradores desse blog, bem como suas super habilidades no Photoshop. Grato

A luz... disse...

É verdade! Eu concordo com o Sr. Anônimo!

Queria dizer também que eu odeio o Big Mac do McDonnalds... Acho uma bosta! Um dia acho que vou parar de comê-lo...

Anônimo disse...

Gente, me desculpem, mas tanto o conceito quanto a direção de arte são terríveis, assim como todos os anúncios desse blog. Eu não entendo como é que tem gente defendendo loucamente esses anúncios! (ou melhor, acho que até entendo sim...)

Giuliano Nascimento disse...

visualmente é triste mesmo.
Feio que chega dói de ver.

Unknown disse...

Porque todo mundo acha que o conceito só vem do redator? DA só fuça no photoshop agora?

Anônimo disse...

É verdade...