quarta-feira, 31 de outubro de 2007



Ops!!!!

Todos sabemos que a Publicidade, assim como a vida, é repleta de estranhas coincidências. Idéias e raciocínios criativos meio parecidos, ou mesmo deslavadamente iguais, são recorrentes na profissão e sempre que ocorrem constrangem criativos e clientes. As coincidências na propaganda podem ser creditadas ao acaso, má sorte, destino, karma, inconsciente coletivo, ou à pura, simples e descarada imitação ou "chupada". Não podemos afirmar o que houve no caso do anúncio assinado pela empresa de promoção FLAP e o da revista CLAUDIA feito pela Leo Burnett de São Paulo. Como diria o atormentado Hamlet: há algo de podre no reino da Dinamarca. Tirando alguns detalhes muito pequenos, a semelhança entre os layouts é assustadora. O anúncio da Leo foi feito primeiro e figurava há algum tempo em sites de Propaganda, portanto caberia à FLAP a espinhosa tarefa de explicar-se. Já que publicitários cultivam uma desabrida paixão por prêmios porque não se inventa o Troféu Canudo de Ouro para grandes "chupadas"? Bem, senhoras e senhores, o diretor de arte da peça da FLAP já estaria com as mãos na taça.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pensamento do Diretor de Arte: "Ah, é um anúncio pra contracapa do anuário de promoção, ninguém vai notar se eu copiar".

Anônimo disse...

Em terra de cego quem tem boca CHUPA!!!

Pai disse...

Caros,
Meu nome é Bruno Barra, sou sócio-diretor de planejamento da FLAP e soube ontem que o anúncio da minha empresa no Anuário do Prêmio Colunistas Promoção foi "chupado" da CLÁUDIA. Soube isso pelo Sr. Ruy Lindemberg, VP de Criação da Leo Burnett, que me ligou pessoalmente para alertar sobre o acontecido. O mesmo que disse a ele estou escrevendo aqui.
Claro que vi (e aprovei) o anúncio. Só não sabia que se tratava de uma cópia. Lamento que isto tenha acontecido. Infelizmente estas coisas acontecem. Asseguro que as pessoas responsáveis já estão sofrendo as consequências deste deslize.
Peço desculpas ao mercado em nome da FLAP e coloco-me a disposição para prestar qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Anônimo disse...

ACHO QUE O TEXTO DESSA CHUPADA SINISTRA FICARIA MELHOR ASSIM:
"Está na hora de conhecer a Flap. A agência que copia anúncios das outras! Uma agência de marketing promocional que economiza uma grana no salários de seus empregados contratando só debilóides salafrários que clonam peças de outras agências. Copiamos, roubamos, mimetizamos, clonamos e chupamos anúncios por aí e ainda achamos que ninguém vai suspeitar! Entre em contato com a gente e deixe a FLAP (Filadores Larápios Anti Publicidade) queimar seu filme!"

Anônimo disse...

A mulher grávida tava desejando.
Não atenderam e o filho nasceu com a cara do anúncio.

Eu avisei, aqui em tacamandápio aconteceu essa escabriozidade com um outdoor tecnolítico.

cruzes. muito helpys

Anônimo disse...

O diretor de arte chupeteiro tem nome? Divulga aeeee. Quem foi?

Anônimo disse...

eh....agenciazinha de incompetentes da nisso, tem de copiar ja que nao sabe criar!!!
entao bota o nome do diretor de arte ai ue...divulga ae pra ninguem mais cair nesse golpe da FLAP, bando de sanguessuga. vao fazer direito seus desqualificados

Anônimo disse...

FLAP DE BOSTA. GRAVE ESSE NOME DE SALAFRARIOS.AGENCIAZINHA MESMO....MUITA CARA DE PAU...E CADE A ETICA NESSE PAIS?