segunda-feira, 5 de outubro de 2009



Hitler não cometeu suicídio em Berlim. 
Está vivinho da silva e graças ao Viagra virou pegador.

Embora o desmiolado presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad viva, para horror da comunidade internacional, negando a ocorrência do Holocausto - massacre de mais 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, o que me espanta ainda mais é a presença perturbadora do grande mentor desta matança, Adolf Hitler, em alguns trabalhos publicitários pelo mundo. Pra se utiilizar a imagem do Führer em uma campanha publicitária é preciso ter certo cuidado e responsabilidade. O memorável filme ( www.youtube.com/watch?v=Wr6CNeC1eRU ) criado por Washington Olivetto, ex-enfant terrible da propaganda tupiniquim, para a folha de São Paulo é um belo exemplo da utilização de Hitler de forma pertinente e adequada. Já esta peça alemã de uma campanha contra a AIDS vai na direção oposta. O título bombástico  "A AIDS é um assassino em massa." está estampado sobre uma foto que mostra o ditador alemão encarando a câmera enquanto faz sexo com uma modelo. Tudo bem que a AIDS continua matando loucamente pelo mundo afora mas comparar o número de mortos pela doença com o número de vítimas do regime nazista é, na verdade, mera muleta pra estampar o ditador no anúncio e chamar a atenção. Mas o propósito da peça não era esse? Dirão alguns. Gente, não é chatice e muito menos TPM, mas chamar a atenção com Hitler é fácil demais por conta do enorme "porte emocional" do personagem. Olhar pra esse senhor detestável já é constrangedor em qualquer situação mas vê-lo meio peladão, suado, com a cara meio enrugada trepando com uma mulher é simplesmente insuportável. Repugnante demais, indigerível. Pelo menos em Propaganda, Hitler merece ser relegado à sombra. Seu rosto evoca tanto horror e violência que não vale a pena. E, vamos combinar uma coisa? Sei que não tem nada a ver mas o excêntrico ditador era tudo menos alguém ligado a sexo. Era cheio de manias, vegetariano, idolatrava sua cadela pastor alemão Blondi e cultivava uma relação pra lá de esquisita com sua companheira Eva Braun. Napoleão Buonaparte, maluco da mesma cepa de Hitler, era um tarado incorrigível e entre uma campanha e outra adorava fornicar. Chegava inclusive a instruir sua favorita a não se lavar antes do sexo pois se dizia encantado pelo cheiro natural do corpo de sua amante. Hitler, ao contrário, preferia invadir a Polônia a dar uma bela trepada. Invadir a Tchecoslováquia a receber um boquetinho. Vai entender.

10 comentários:

Naja Najito disse...

Muito bom o texto, Débora. Gostei da análise sóbria da peça e da própria relação que vc estabeleceu com a personalidade (meio assexuada) de Hitler (em contrapartida com o tarado Napoleão).
De certa forma, vi relação entre essa propaganda e a da WWF, logo abaixo: as duas misturam alhos com bugalhos ao utilizarem barbáries históricas para nos "alertar" contra desastres naturais ou epidemias. Por mais que a imagem seja forte, o "terror" não deve se misturar com nada além do "terror", na minha opinião.

abç.

A CRIANÇA MALVADA!!! disse...

CARALHO, QUEM FOI O FUDIDO DA CABEÇA QUE PENSOU NESSE LIXO? PUXA, GENTE NA PRÓXIMA VEZ QUE EU FOR COMEÇAR COMER UMA MULHER, VOU PENSAR: "EITA PORRA! TENHO QUE PÔR UMA CAMISINHA IMEDIATAMENTE NO MEU "BILILIUZINHO" PORQUE O HITLER FODE SEM NADA NA RÔLA E A AIDS VAI ME MATAR!!
QUE MERDA DE ANÚNCIO...

a revisora disse...

nojento, argh

Georgia disse...

O que está acontecendo com os publicitários?

Estão tendo que ter idéias ameaçados com uma arma na cabeça?

Debora Blog disse...

Georgia querida,
concordo contigo em gênero, número e grau. É cada vez mais raro encontrar publicitários dotados de bom senso. A impressão que tenho é que as agências de propaganda estão repletas de moleques imaturos brincando de trabalhar sem a supervisão de um adulto responsável por perto. Triste, né amiga?

beijocas!
Déby

Giuliano disse...

Esse impresso é realmente muito ruim, também me irrita e me faz pensar: "Mas por que um infeliz produz isso?"

O pior é que tem a versão em vídeo, vai encarara?

debora blog disse...

Giuliano fofo,
a versão eletrônica dessa sandice é ainda mais bizarra. Dá vontade de vomitar. Assim como vc, fico sem entender como um criativo envereda por esse caminho conceitual tão estapafúrdio. Questiono também essa tática de buscar o choque pelo choque. existem milhares de abordagens possíveis para se sanar um mesmo problema. Chocar me parece ser a mais fácil, rápida e rasteira em boa parte dos casos.
Uma vergonha!!!!!
Bjs lambuzados da sua

Déby!!

As Trevas... disse...

Deviam comer o rabo do infeliz que criou essa porra... E digo mais, SEM CAMISINHA!

Juliana disse...

O Que é isso?!?!?!?!

Humangous disse...

A cara de comedor safado do Hitler foi a melhor! kkkk