quinta-feira, 30 de julho de 2009


Comprei uma panela de pressão para ver se eu cozinho 
melhor e aprendo a fazer Propaganda decente.

Você conhece a Paula Tejando, o Oscar Alho e o Tomás Turbando? E o gato Tico? Tico mia no sofá, Tico mia na cozinha, Tico mia no quarto, etc. E por aí vai... Pois é, o homem faz trocadilhos estúpidos - deve ser uma atividade tão antiga quanto a prostituição - desde tempos imemoriais. Esse velho recurso retórico que brinca com a semelhança sonora ou sintática entre as palavras é  largamente utilizado por jornalistas e publicitários quase sempre com intenção humorística. Encontrada em uma revista de ampla circulação a pérola defeituosa acima constitui um exemplo clássico de trocadilho em Propaganda. Péssimo, por sinal. Para apregoar o lado saudável e não engordativo da tal linha Pense Light da Batavo os publicitários, movidos por preguiça de perseguir algo melhor ou por pura incompetência mesmo, sapecaram logo um trocadilho ao lado de uma mulher de saias: " Use saia. Saia de dia, saia de noite, saia de si". Hã? Como assim? É digno de dó. A cereja do bolo é certamente o arremate que vem em seguida: " Não se reprima. Pense light." Não se reprima? Frase de uma música dos finados Menudos?? Precisamos sim, cada vez mais, reprimir esses exemplos de verdadeiro desatino publicitário. Queridos visitantes, vocês não acham absolutamente espantoso que algo assim primário, tacanho, receba a chancela de um cliente tradicional do porte da Batavo? Digam aí, esses caras são publicitários ou estudantes de 8ª série? 

9 comentários:

ESTUDANTE disse...

Sou da 8a série e nunca fiz isso.

A CRIANÇA MALVADA!!! disse...

OK, MAS SE É ESTUDANTE DA 8ª SÉRIE É PORQUE É UM IDIOTINHA. SE FOSSE ESPERTO JÁ TAVA NO ENSINO MÉDIO! REPETENTE DO CARALHO...

Mila disse...

O "Não se reprima" é porque eles usaram a música do Menudo para o filme, que não é tão ruim assim. Aliás, a versão ficou bem decente. A solução do anúncio é que... bem... Talvez numa próxima "saia" melhor né? Duhhhh

Mila disse...

A música certa é: "comprei uma panela de pressão para ver se eu cozinho mais depressa"! rsrsrsrs Música linda! É do mesmo naipe do forró "talco no salão, talco no salão... pra ficar bem xérosinho..."

Gloria Kalil disse...

Detalhe menina: a modelo está usando vestido, e não uma saia. Chiquérrimo, por sinal. Provavelmente o diretor de arte era daqueles que só tem calça jeans e camiseta de banda de rock no guarda-roupas, e nas noites de fim de semana se diverte na webcam das salas de bate-papo da vida.

Anônimo disse...

Essa placa de trânsito tb acho que nao tem nada a ver!

Ninguém disse...

achei ridícula e machista. use saia, coma light, ou seja, quem não é magrinha não deve usar saia? "não se reprima, pense light", e pensar light não é uma repressão desse sistema machista?

Anônimo disse...

Debora Amiga !!!

Por isso qu nos soh usamos calcas !

Bjs e saudades Aline e Lu / SP

Anônimo disse...

Prefiro pensar que foi um daqueles PITs de ontem pra semana passada e que o cliente aprovou a primeira ideia do braim, aquela que só serve de inicio pra qualquer outra coisa que seja diferente dela. É um anúncio primário, onde a ideia em si pode ser legal, mas a execução saiu pela culatra. Que se puxem na próxima. Abraço!

Henrique