segunda-feira, 6 de abril de 2009



Venham para a luz!! Venham para a luz!!

Até onde sei estamos em pleno século XXI e novas tecnologias, mídias e comportamentos estão forçando publicitários de todos os cantos do planeta a trabalhar febrilmente para tentar adequar o negócio da Propaganda a esses novos tempos. Quem não conseguir decifrar o comportamento cada vez mais imprevisível dos consumidores de hoje vai ser forçado a mudar de profissão. Fazer propaganda convencional hoje é tão útil quanto ser fluente em latim. Nesse cenário mercadológico nervoso e em constante transformação as boas agências de Propaganda desde já tentam diversificar suas áreas de atuação investindo pesado em equipes especializadas em produção de conteúdo para celulares, Internet, promoção, propaganda de guerrilha, virais, etc... Se palavra de ordem é modernizar-se e falar com o consumidor através de novos canais de comunicação, o que diabos pretende a agência que fez o anúncio de hoje? Um bando de gente com lâmpadas no lugar das cabeças?! Como assim? A lâmpada como símbolo da Propaganda já caducou há muito, muito tempo. A lâmpada é uma imagem surrada, desgastada, antiga. Remonta aos primórdios da profissão. Estudantes de Comunicação de qualquer Faculdade vagabunda por aí já não associam há décadas Propaganda com lâmpadas. Nem a minha avó que sofre de Alzheimer faria uma associação dessas. Minha Santa Clara, o anúncio transpira atraso. Que cliente de ponta com alguma noção de Propaganda moderna entregaria sua conta para uma agência que tem uma auto imagem tão batida? Além das pessoas com ridículas lâmpadas luminosas na cabeça o ambiente mal iluminado em que elas estão mais se assemelha a um escritório de cobrança meio caído. O gran finale dessa enorme tragédia é a assinatura. Atrelada à marca da agência lê-se o conceito: " Idéias que fazem marcas de sucesso." É tão assustadoramente vazio que dá eco. É... com esse anúncio a as únicas contas que a agência vai ganhar são as contas do aluguel, de luz, de água, IPTU, gás...

28 comentários:

Leandro Werneck disse...

Estou com medo de falar alguma coisa e virar polemica.
Mas eu quero ver se alguem vai dizer que esse trabalho aí ta bem feito, isso pq não quero entrar nos meritos da DA e Redação.
O que mais me pertuba é a ideia da logo com um foco ruim, querendo dar a ideia que esta iluminada.
Achei que que fosse ate um lixeira.
Mas então será que alguem gostou?

A luz... disse...

Eu gostei!

É uma homenagem a mim!

=)

Mentira, mto ruim. Olha aquele lá atrás, falando ao telefone... hahahaahahha

Leandro Werneck disse...

sem contar que tem tres caras com a mesma blusa vermelha, ou seriam a mesma pessoa?
eu teria medo de trabalhar num lugar desses rs

Magnolio disse...

Sem contar q na sessão portfolio do site dessa agência tem material para alimentar esse blog durante vários anos.

Anônimo disse...

não entendo como pessoas que se dizem publicitárias criticam uma peça que não é feita pra publicitário... afinal, o cliente nunca tem a mesma visão da agencia, se lâmpadas estão batidas ou não... isso não tem a menor importância, afinal essa peça não é pra publicitário. grandes marcas usam motivos batidos e estão aí.
Bom, até onde eu sei a ItaloBianchi, sendo batida ou não, com pessoas com cabeça de lâmpada ou não, está na ativa, e não se esconde atrás de blogs pra mostrar sua opinião, bom ela deve tá mais ocupada que a dona desse blog, a cartela de clientes não é ruim... vou usar uma frase surrada... "Falar é fácil"...

Anônimo disse...

se o anuncio ficou mal feito... o problema não são as lâmpadas.

http://1.bp.blogspot.com/_Tu04eY71EMQ/RwEqd-1KoEI/AAAAAAAABzI/fjIvIQqTyMY/s1600-h/6yrold16nl3.jpg

isso explica.

Anônimo disse...

hummmm.... filtrando os comentários, Debora burra blog, com vergonha de ouvir a verdade!!! sem noção, to de olho em você...

A luz... disse...

HahAhahAhahaHAhaHhAha, mas tem cada nerd aqui!

AhAhAhaHaHAHA

Leandro Werneck disse...

Por favor nada contra os Nerd eu sou muito Nerd rs
tava com saudades dessas pessoas... sempre indo contra para serem diferente, só não entendo como ainda hoje, onde cada um pode seguir seu caminho ainda tem gente que quer mostrar as outras oque fazer.
Só acho que se vc nao gosta, se fica chateado entrando em determinados sites, não entre! ;)

A luz... disse...

Falou e disse, mano!

Anônimo disse...

é.... realmente tem muitos NERDS passando por aqui.....

Anônimo disse...

RSRSRS sou um deles rs

A luz... disse...

Cadê o “botando pra fuder“ ?

Fez falta hj...=(

É de motta disse...

Esse rasgo na página faz parte do layout ?

Magnolio disse...

Esse tal de Ítalo nunca vai ser um cara de sucesso como seus familiares Marco (VJ da MTV) e Kiko Zam (namoradinho do dinho do Capital Inicial).

Anônimo disse...

esse rasgo na página é parte da vasta experiência em photoshop da nossa anfriã... releve!

Anônimo disse...

quem é o "botando pra fuder"?

A luz... disse...

Que diachos é uma “anfriã“ ?

Anônimo disse...

deve ser "anfitriã", acho!

Leandro Werneck disse...

Seria cruel de mais se o rasgo fosse do layout. rs

a revisora disse...

medo dessa agência com gente-cabeça-de-privada!

Leandro Werneck disse...

Trocadilho seria... " so ideia de merda"
rs
me desculpem rs

Mal Brifado disse...

Eu aposto no briefing ruim do atendimento.
Vai, mentira. É que eu precisava de um gancho pra dizer isso. A peça é horrível mesmo.

Killermaster disse...

Iluminado, heim?...

marcelo disse...

marcas de sucesso?? só se for a dos clientes pq a da agência não deve ser com certeza

Anônimo disse...

Muito bom!! Adorei. O post.

Eu sou um gênio da comunicação disse...

Li um comment aí sobre italo bianchi, ele deve estar se revirando no tumulo pq (ele fez sucesso sim e muito) como é que uma agencia que leva o nome dele faz isso???

PS: ele já não era da italo ha muito tempo (isso pra quem não é do lado de cima do mapa saber)

Richard disse...

Chegando agora, não achei a peça tão ruim! o problema é que, numa primeira olhada, parece anúncio de mobiliário de escritório.
Não tem um cartaz, objetos ou qq coisa que lembre o ambiente de uma agência de publicidade.
Se é para falar com os prováveis clientes, melhor mostrar as Campanhas desenvolvidas e mesmo as premiadas (se tiver).
Quanto às lâmpadas, nada contra! Tem um anuário do CCSP com uma grande lâmpada na capa!