quinta-feira, 9 de abril de 2009



Não posso comentar porque estou de boca cheia.

Já que caçar Propaganda ruim parece ser minha sina inescapável vamos, corajosamente, enfrentar a batalha de hoje. A marca PUMA, a exemplo de muitas outras grifes similares do mercado, há tempos deixou de focar apenas no segmento esportivo para crescer. Atualmente, o público teen se transformou no principal alvo das campanhas publicitárias da marca e, apesar de não dispormos de dados oficiais, deve fazer a PUMA faturar horrores. Os jovens de hoje não veem nenhum problema em usar roupas e tênis esportivos para ir a Facu ou ao cinema. Embora muitos pareçam estar vestidos para o treino de basquete da escola na verdade estão saindo pra namorar, por exemplo. É o tal do urban wear ou streetwear ou sei lá o quê. Pra mim não passam de conceitos mais empolados para definir gente mal vestida mesmo. Nos esforços publicitários direcionados a essa gente existe sempre a questão da atitude. Atitude é algo meio vago mas que publicitários e marqueteiros adoram usar para justificar campanhas mais moderninhas e porra loucas especialmente no segmento de Moda. Nos estarrecedores anúncios de hoje ficam perguntas no ar: pagar um boquete significa ter atitude? Significa ser moderno e radical? A PUMA se orgulha de verdade em ter a sua logo exposta em uma foto dessas? Ser moderninho significa não ter limites pra nada? Nos anúncios, rapazes de PUMA nos pés ganham boquetes de mocinhas que também calçam PUMA. Em ambas as fotos algumas gotas de esperma mancham a coxa das meninas. Que detalhe sórdido é esse? Ou melhor: que pôrra é essa??? Bem, eu queria perguntar aos publicitários, autores dessas pérolas, se eles se orgulham dessa obra de merda mas não sei se responderiam. Eles também devem estar de boca cheia.

50 comentários:

A luz... disse...

Achei gozado...

As Trevas... disse...

Que PORRA é essa??!! HEHehehe hahahah kkkkk

Anônimo disse...

A PUMA tá cagando e andando pra sua opinião... que inclusive isso deveria servir de estímulo pra vc continuar de boca cheia, evitaria eventuais comentários mal sucedidos.

Anônimo disse...

Maior chupada essa peça!

O Cinza Neutro... disse... disse...

Vocês não entenderam pq público alvo esta Belíssima Campanha foi elaborada! De acordo com a RoitterFlemer Maketing Group, na Bélgica, a PUMA, fatura nada mais nada menos que U$ 200.000.000, só com as mais belas garotas pré-escola "LoLyPop Style" que se encontra por aí. É só sacar a mochilinha do prezinho... Este nicho de público é conhecido pelo uso de saias infantis, meia-calça arrastão, mochilinha prezinho, PIRULITO NA BOCA, mais de 20 anos, pouco cérebro e é claroooo... Gastam milhões em Pênis PUMA!!

Anônimo disse...

blog badalado esse, muita falação e nenhum conteúdo!

A luz... disse...

na verdade, falta conteúdo nos comentários, que estão sem noção... a idéia é falar de propaganda, e não do quanto vocês ficam putos de terem seus anúncios postados, CACILDA

Anônimo disse...

o problema é que a dona do blog tem a função extremamente intelectual de passa o seu tempo em busca de anúncios que ela julga mal, provavelmente nunca saiu de SP, não entende que existem outros tipos de mercados e se assusta com coisas que não fazem parte de nossa realidade... resumindo, limitada e mal informada.

Anônimo disse...

o carinha da peça blogada ainda ta magoado

Anônimo disse...

nossos anúncios..... kkkkkk

CACILDA.....kkkkkkk


seu EMO...

Anônimo disse...

Pesquisar muito bem Debora boqueteira Blog, continue assim, de boca cheia!

O Cinza Neutro... disse novamente disse...

Cara o espaço é democrático ponto final. Seguinte... Existem outros mercados sim, mas nada impede de comentar sobre outros trabalho sacou? E daí? Mas pelo tipo de "coments" que rola por aí o espaço tá virando Emocrático demais!!

Mendigo disse...

Ia adorar essas mina ae mamando minha verga!

Anônimo disse...

Campanha perigosa para uma marca mundialmente conhecida, sendo ou não de mal gosto acredito que essa campanha abre espaço para a marca ser vinculada desde de prostituição infantil até pedofilia, desnecessário...

A luz... disse...

Só pq eu corto os pulsos quer dizer q não posso falar de propaganda?

O Cinza Neutro... disse II The Mission disse...

To falando... Emocrático

Anônimo disse...

Engraçado você falar como se soubesse de alguma coisa. A peça funcionou muito bem, e pelo visto você precisa fazer mais isso que a moça tá fazendo.

Anônimo disse...

Seus comentários são completamente vazios e descontextualizados, já que você não tem o briefing em mão, e não passam de opiniões mal humoradas.

Se o briefing dizia "queremos associar nossa marca a garotas que adoram pagar um boquete", a peça está totalmente coerente.

E outra, você é publicitário(a)? É criativo(a)? Cadê seus trabalhos?

A luz... disse...

"Se o briefing dizia "queremos associar nossa marca a garotas que adoram pagar um boquete", a peça está totalmente coerente."

AHhAhAhahAHAHHAHAHAAHAhAHAH

MEU DEUS! De que mundo vc é, velho?

Pelo visto não é publicitário também... pqp kkkkkkkkkkkkkk

é cada um....

Leandro Werneck disse...

Acredito que o problema esta em ser limitado em criar e nao no brienfing.
Por favor podemos falar de sexo sem vulgaridade.
Não acredito como tem gente que ainda defende esse tipo de coisa, e justifica o dinheiro como se fosse a moeda que dita oque é certo.
Quero saber se sabiam um tennis desse ( tennis do boquete) para a fiha ou irma mais nova!

marcelo disse...

é lamentável que alguém aprove estas peças.
aquilo que o anonimo descreveu em cima não é o briefing. é a solução que o director criativo desta fantástica agência conseguiu.
provavelmente o DC era fã da Nike

A luz... disse...

AHhaHAhahahaHAHAHaHAHAHhahAhaHA

ou então estava mostrando pasta na crispin+porter (adidas)...

VEGETARIAN disse...

Achei ruim também

Peixera disse...

Isso que eu chamo de anúncio porra louca

O Cinza Neutro... vermelhando disse...

Respondendo... Anônimo

Cara... Numa boa, primeiramente vc falou que " a peça funcionou muito bem" isso sem ler o briefing hein! Por acaso vc criou a peça?? Se for isso, eu não falo mais nada. Depois, quis consertar seu coprocomentário adicionando "se" "se o briefing dizia... bla bla bla" .. Ora, se vc usa "se" é pq nem vc sabe o conteúdo do documento inicial do processo criativo... Conclui-se que vc é tão esperto quanto o pé de maconha postado anteriormente.

Cara... Numa boa (II a Missão) antes de vc falar sobre briefing e descontexto saiba que EU FALEI DE MERCADO muito antes de vc pensar em briefing. Pq se vc faz seus trabalhos baseando-se somente no "briefing" , e nem se quer faz uma pesquisa p não achar que karatê é luta chinesa. Desculpa pq eu estava cansado.. mas vc é limitadíssimo!!

Cara... Numa boa (III a Aniquilação) de todos os posts aqui, os seus são os mais agressivos,mal humorados e ónagros que eu já vi, é só vc comparar a sequência p ver... Por isso eu indico um excelente psicólogo. E pode ficar tranquilo que ele cuida de "Emofílicos" tb.
Em relação à minha pessoa, se eu quiser faço oq vc faz de olhos fechados, um braço nas costas e melhor. Pq eu nasci p isso e criatividade é oq não falta em mim. Agora, já que vc é fodão... manda seus trabalhos p Débora Blog fazer uma análise... Um cara que posta como "anônimo" não tem nada a perder não é verdade? Hmmm já saquei.. Deve ter sido vc o criador dessa merda publicitária... Tá defendendo o trabalho q fez p puma é?

Anônimo disse...

esse blog deveria se chamar "EMO BLOG"

só tem chorão aqui, puta merda... e o outro aí de cima é o EMO eloquente. se acha o fodão...

coloquem um acoisa na cabeça de vcs, isso nunca vai parar... essas peças irão sempre existir pq tem mercado pra elas, e vcs aqui se matando e dando satisfação um pro outro. isso sim é limitação!!!

O Cinza Neutro... Terrível contra os insetos disse...

Cara numa boa... "Emo eloquente, se acha o fodão..." quando vc diz que não dá satisfação p ninguém e ainda solta uma destas... "Emo eloquente, se acha o fodão..." vc está dando satisfação a mim. Incoerência total!!!
Mas agora... peraí...

(Campo de Força contra Anônimos Emos ligado - 13:45)

Agora sim... Posso falar desta merda publicitária sem maiores interferências. Seguinte, falamos de mercado e tudo mais... mas não devemos esquecer de que mesmo com as imposições do cliente, existe um interpretante coletivo que faz com que, mesmo no mundo todo, algumas tendências morais sejam percebidas, exemplo: Cartazes nazistas. Algo que, em quase todo lugar, é visto com certo repúdio. Mas isto não significa que a liberdade de expressão, em todas as suas formas, seja reprimida... Vc pode até fazer um cartaz nazista sim, mas não pode evitar as consequência disto, mesmo com a "insanidade" do cliente.
Somos profissionais caráiooo. Exemplo... Um Médico ao saber que vc contraiu gripe, jamais vai aconselhá-lo à fazer um transplante de coração p resolver sua gripe, mesmo que vc implore! Isto é pq ele tem um conduta ética e profissional. A mesma coisa vale p essa peça! Se o seu cliente pede p vc fazer algo, então, é o cliente q está dando a solução e não vc. Como profissional vc deve, no mínimo, orientá-lo de forma coerente. Quer colocar porra na perna da menina blz. Quer colocar pagando boquete blz. Essa é a única saída criativa? Não tem mais nenhuma? Depois não vai reclamar quando associarem algo negativo à sua marca... pq a informação chega a muitos lugares diferentes e a marca transcede o simples brefing. No final das contas é ela que CORRE O RISCO de se ferrar.

Tenhamos bom senso!!!

(Campo de Força contra Anônimos Emos continua ligado - 13:54)

Exaltasamba disse...

Chegamos ao fim, tá doendo sim...

Anônimo disse...

Cinza EMO Neutro...

bela tentativa... mas vc continua sendo Emo eloquente, se acha o fodão...


e continua com seu campo de força EMO ligado mesmo, pra nossa proteção.

volto a dizer, essa merda nunca vai parar, orientando o cliente ou não. em que mundo EMO vc vive???

e outra, A PUMA não nem aí pra tua opinião EMO de merda. A marca já tem sua mordida do mecado garantida, caso vc não saiba, antes te anunciar uma peça com esse risco, existe uma pesquisa, eles sabem onde estão pisando. faz assim, se vc tá tãorevoltada assim com a peça, vai pra porta da fábrica com um cartaz de repúdio. aproveita e cai na real.

O Cinza Neutro disse...

(Campo de Força contra Anônimos Emos ligado - 15:17)


Hmmm??? Alguém falou alguma coisa? Ah... Deixa p lá! Deve ter sido apenas um inseto.



(Campo de Força contra Anônimos Emos continua ligado - 15:18)

O Cinza Neutro disse...

(Campo de Força contra Anônimos Emos DESLIGADO - 15:24)

Poxa... Tem gente que fala atrasado.. noções atrasadas, comentários atrasados... Lembro-me bem de ter falado de mercado e pesquisa antes de qualquer pessoa... Ai... chega um atrasado e fala sobre pesquisa. Putz é muito Zé mané.

(Campo de Força contra Anônimos Emos ligado - 15:29)

Anônimo disse...

Sai daquiiiiiiiiiiii EMO!!

Anônimo disse...

Além de EMO é esquizofrênico...

campo de força????

fala com inseto???

puta merda!!! que blog é esse mesmo?

A luz... disse...

Insetos me mordam...

gente, o anúncio é ruim, e ponto final....

não funciona, não teve pesquisa, não foi pensado...

Foi assim: um estagiário estava passando na mesa do redator, viu o job, foi bater uma no banheiro e voltou com essa idéia. Fim.

Campo de força: desligar!!

o Cinza Neutro disse...

blz! Acho que acabou o debate!

Overlay no cinza neutro disse...

Cinza Neutro, eu reconheci pelo corpinho... é a tua irmã ali?

Bota pra fuder disse...

Parece os anúncios da Fields. Tudo chupada.

A luz... disse...

Oi Botandooooo!!!

que saudadeeee! =D

ei... seus comentários são irados, super ousados e inteligentes... me dá teu ICQ pra gente bater um papo sobre propaganda?

O Cinza Neutro... bocejando disse...

Zzzzzzz

Anônimo disse...

hummmm.... to vendo que o anúncio tá inspirando vcs, até ponto de encontro tá virando aqui... eu sabia que esse blog era uma puteria mesmo!

aí Bota pra fuder, bota pra fuder na Luz aí... ela tá com saudade de vc........

Anônimo disse...

acho que o Cinza neutro tá com ciúmes!

Valek disse...

Esse anônimo se identificou com a mocinha do anúncio: não mostra a cara e chupa uma pro cara que fez o anúncio. só pode.

Esse anúncio é abominável. Briefing ou não briefing, mercado ou não mercado, publicidade tem que ser ÉTICA. É por essas e outras que a violência contra a mulher se propaga com tanta banalidade: a mídia veicula mensagens abusivas e distorcidas que só alimentam a opressão (veja os insultos contra a dona do blog, por exemplo).

Eu sinceramente não sei o que esse anúncio quis dizer. Ele não comunica nada positivo. O anônimo aí de inteligência superior pode até ter captado a sacada genial, vai ver pq é do tipo de cara que acha um tesão essa cena de esperma escorrendo na perna da menina, simplesmente pq IGNORA uma realidade onde isso pode significar QUE A MULHER ESTÁ SENDO VIOLENTADA. O engraçadinho que fez esse anúncio vive em que tipo de MUNDO EMO? Onde não existe violência, nem opressão, nem perseguição contra a mulher?

Sr Anônimo, vc pode até não ser muito criterioso em relação a anúncios, vc pode insultar aqui meio mundo com toda a baixaria que vc conhece, mas espero que se lembre que vc e caras que fizeram esse (e outros) anúncios são RESPONSÁVEIS pelo corpo da garota que foi encontrada morta depois de violentada; pelos hematomas da moça que é agredida pelo marido; pela infância perdida da menina que foi abusada por um pedófilo que só queria um boquete, e por vários outros casos que acontecem.

Então pode escancarar aí seu discurso emo, troll, revoltado, o que for. Mas nada tira de vc, e de pessoas que alimentam ESSA PUBLICIDADE CRETINA, essa triste realidade que no seu anúncio parece tão bonitinho. Pensa nisso, tá filhote?

(e isso tudo pq? pq? Porque os publicitários ao invés de irem fazer o dever de casa, vão socar uma no banheiro pra inspirar o processo criativo... affe.)

A Puma podia ter passado SEM ESSA.

Anônimo disse...

lindo discurso... parabéns, vou ali chorar e já volto!

Joao Henrique disse...

Essa proposta realmente foi criada e proposta a Puma, porém foi rejeitada. Só alguem muito burro iria aceitar publicar algo tao agressivo, sob a pena de perder grande parte do seu publico.

Cerkuenik disse...

vc acredita mesmo que esse cartaz foi campanha da puma???

iguai tantos outros que circulam pela web....

Giuliano disse...

Muito bom o anúncio.
A PUMA está inserida nomercado de moda, e este é viceralmente ousado.
É comum trabalhar conceitos qusetionáveis.

E pelo amor de Gzuis quem de vocês não conhecem meninas liberadas e moderninhas? E mesmo as que não são querem ser, o mercado pede.

Dependendo de onde foi veiculado, foi acertivo e bem executado.

Laís Lima disse...

sinceramente? tenho quase certeza que deve ser um anuncio experimental... duvido que seja mesmo da puma! =)

p. disse...

jamais, não é possivel que alguem deu dessa.

Ivan Carlos disse...

Em 2003 a brandchannel.com esclareceu este anuncio, é uma montagem feita por algum anormal, não foi o marketing da Puma que fez isso e vc está a uns 6 anos atrazado.

www.brandchannel.com/features_profile.asp?pr_id=119

Anônimo disse...

O dono do blog deveria mesmo é checar as informações antes de colocar no ar. Fez a mesma coisa da galera que fica repassando emails, do tipo "passe 1.000 vezes e ganhe um celular"...

Comentário da PUMA:
"It has been brought to our attention that several unauthorized, sexually suggestive advertisements portraying the PUMA brand have been released over the Internet. We are appalled that images like these would be created and distributed under the PUMA name. As a brand, we seek to take a unique perspective toward our advertising in an effort to challenge the boundaries of our industry; however we would never consider using these tactics. We are in the process of researching the circumstances and reserve any legal steps available."