terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Não apreciem nem com muita moderação

Há muito se comenta que a Propaganda Brasileira já não é mais a mesma. Perdemos nosso posto no batalhão de elite graças à uma queda dramática na qualidade e execução de nossas idéias criativas. Os motivos apontados são os mais variados: "bloqueio" criativo do mercado, crise econômica, desencanto, desvalorização da profissão, falta de investimento dos clientes, preguiça, "bunda molice", etc. A verdade nua e crua é que seguimos tomando pau de muita gente em Festivais de Propaganda mundo afora e não parece que vamos reverter a situação tão cedo. Um dos sinais mais aparentes de nossa franca decadência criativa são as campanhas de cerveja. Todas, sem exceção, são um lamentável desfile de virulentas e grosseiras piadinhas de fundo claramente sexual onde as mulheres são transformadas em um desmoralizante amontoado de coxas, bundas e peitos socado em biquines sumários sempre ao serviço de algum macho espertalhão de bermudas. A velha desculpa usada pelos publicitários e os profissionais de marketing é que o target primário de cerveja é masculino e tarado e isso justifica a overdose de carne feminina à mostra nos comerciais. Triste. Gente, nada contra comerciais com mulheres bonitas mas o cérebro embotado dos publicitários parece que desaprendeu a fazer piadas com classe, elegância e inteligência. Nesse exemplo da cerveja Crystal a fórmula vergonhosa se repete. "Cerveja de verdade é assim" diz o inexplicável título enquanto três moçoilas de biquine se abraçam e riem como imbecis ao darem de cara com uma mão masculina que lhes oferece uma lata da bebida. Qual é o sentido? E a criação? Cadê? Criadores imaturos: usem a cabeça de cima na hora de criar e deixem suas fantasias sexuais adolescentes reprimidas pra o analista de vcs decifrar.

7 comentários:

que beleza!!! disse...

Sensacional!!

"onde as mulheres são transformadas em um desmoralizante amontoado de coxas, bundas e peitos socado em biquines sumários sempre ao serviço de algum macho espertalhão de bermudas."

Isso sim é vender sonhos!!

Só faltou as mulheres serem mudas!

Que beleza!

Parabéns Brasil!!

Mestre Cervejeiro disse...

Olha, esse blog era melhor quando quem o escreve não ficava filosofando sobre os rumos da publicidade.
O objetivo aqui não é botar peçãs e campanhas toscas pra galera dar uma zuada? Então porque diabos o texto começa com "a Propaganda Brasileira já não é mais a mesma."
Foda-se! Mesmo que as agências nacionais estivessem faturando todos os leões e lápis por ai, o obejetivo aqui continuaria sendo o de publicar peças escrotas, certo?

A menina filósofa ai ainda fala "A velha desculpa usada pelos publicitários e os profissionais de marketing é que o target primário de cerveja é masculino".

Então tá bom, o dia em que vc mostrar uma mesa de bar só de mulhreres que bebem 2 engradados de cerveja numa sentada, ou ainda um grupo de mulheres que se reúna para beber cerveja e assistir um festival de comédias românticas, os prfissionais de marketing das cervejarias podem começar a beber margaritas.

E por último, dependendo do "amontoado de coxas, bundas e peitos socado em biquines" eu tomo Crystal, Bavaria, Kaiser, Baikal, Domec, Chapinha...até Presidente!

LZ disse...

Concordo com o mestre pé-de-cana: Acho que é interessante rirmos um pouco com anunciozinhos toscos, mas não é menos importante darmos uns ´´cutucões`` em gente que insiste em criar (se é que isso pode ser chamado criar) idéias batidas e corriqueiras. Concordo com a Débora (beijos minha loira totosa!) que a propaganda está virando gente que sabe mexer no photoshop e colocar um título embaixo... Aonde está aquele conceito de que a ´´propaganda é a alma do negócio``? Daqui a pouco, de tantas idéias repetidas, os clientes um dia vão acordar e falar: Eu quero investir 2 milhões em um comercial de cerveja... pra qual agência eu entrego a conta? Já sei! É só colocar umas mulheres com biquinis simpáticos que vende na certa! Eu mesmo posso fazer isso!

Alguém ousa discordar que qualquer ser débil mental no planeta conseguiria pensar em colocar mulheres de biquini na frente da marca de cerveja em um anuncio?

Vamos hornar nosso emprego! Vamos honrar nossa capacidade de CRIAR! E não de PIORAR. Vamos honrar a nossa paixão!

Saúde!

@makakko disse...

A Veja é uma merda, mas dá uma olhada nos últimos anúncios da Skol.

A CRIANÇA CRYSTALIZADA! disse...

Esse anúncio é realmente é ridículo, mas eu passaria essas 3 gostosas na cara e depois daria com a garrafa de Crystal na cabeça do vagabundo retardado que cuspiu essa peça cretina.

mãe da criança disse...

criança. vc é uma bichona filha da puta.

A CRIANÇA FAMILIARIZADA! disse...

Ei, Mãe!

A vovó ta cobrando quanto pra dar o bueiro? :)