quinta-feira, 30 de julho de 2009
quarta-feira, 22 de julho de 2009
terça-feira, 21 de julho de 2009
sábado, 11 de julho de 2009
Assim como os muçulmanos vão à Meca e as mariposas voam para a luz, todo ano milhares de publicitários de todos os rincões do planeta acorrem a charmosa Riviera francesa para superlotar a cidade de Cannes e prestigiar o Festival Internacional de Propaganda que acontece ali. Na Côte D'azur, entre taças de Romanée-Conti, baladas e rega-bofes, os publicitários falam mal um dos outros, fazem negócios, flanam pelo Palais des Festivals e se entregam ao seu prazer predileto: distribuir prêmios entre si. Os troféus, esculturas estilizadas de leões, são muito cobiçados e faturar um deles faz do ganhador uma estrela de primeira grandeza na profissão. Alguns trabalhos ganhadores de leões são realmente geniais, incontestáveis. Já outros provocam enorme controvérsia. Esse ano o Gran Prix de Mídia Impressa causou grande comoção na Comunidade publicitária mundial. E não é pra menos. Para a marca de jeans Wrangler a agência francesa Fred & Farid inventou uma série de anúncios onde os modelos são retratados como animais selvagens. O título "We are animals" completa a festa. Fala sério, gentem, isso é considerado o melhor trabalho de mídia impressa do mundo?? Quem foram os animais do júri que premiaram isso? A série de anúncios não tem absolutamente nada de especial. Tenta ser "criativosa" e moderninha. Parece um editorial de moda e não propaganda. É uma bela "merde" isso sim. Isso só prova que nenhum festival ou premiação, por mais consagrado que seja, não está livre de injustiças e enganos escabrosos. Bem, meus caros e caras, o debate está aberto. Esse Gran Prix é ou não um erro??