quinta-feira, 30 de julho de 2009


Comprei uma panela de pressão para ver se eu cozinho 
melhor e aprendo a fazer Propaganda decente.

Você conhece a Paula Tejando, o Oscar Alho e o Tomás Turbando? E o gato Tico? Tico mia no sofá, Tico mia na cozinha, Tico mia no quarto, etc. E por aí vai... Pois é, o homem faz trocadilhos estúpidos - deve ser uma atividade tão antiga quanto a prostituição - desde tempos imemoriais. Esse velho recurso retórico que brinca com a semelhança sonora ou sintática entre as palavras é  largamente utilizado por jornalistas e publicitários quase sempre com intenção humorística. Encontrada em uma revista de ampla circulação a pérola defeituosa acima constitui um exemplo clássico de trocadilho em Propaganda. Péssimo, por sinal. Para apregoar o lado saudável e não engordativo da tal linha Pense Light da Batavo os publicitários, movidos por preguiça de perseguir algo melhor ou por pura incompetência mesmo, sapecaram logo um trocadilho ao lado de uma mulher de saias: " Use saia. Saia de dia, saia de noite, saia de si". Hã? Como assim? É digno de dó. A cereja do bolo é certamente o arremate que vem em seguida: " Não se reprima. Pense light." Não se reprima? Frase de uma música dos finados Menudos?? Precisamos sim, cada vez mais, reprimir esses exemplos de verdadeiro desatino publicitário. Queridos visitantes, vocês não acham absolutamente espantoso que algo assim primário, tacanho, receba a chancela de um cliente tradicional do porte da Batavo? Digam aí, esses caras são publicitários ou estudantes de 8ª série? 

quarta-feira, 22 de julho de 2009


Ramubrinká de fazê Propaganda!!!

Pessoalmente cultivo um certo apreço por parques aquáticos. O Complexo Aquático do Beach Park em Fortaleza é seguramente um dos melhores do país principalmente por conta de sua magnífica infra-estrutura e sua espetacular localização: em frente às mornas águas da Praia do Futuro. Mas de nada valem seus magníficos tobogãs e atrações variadas se a comunicação do Parque produz monstruosidades de grossíssimo calibre como essa aí em cima. A foto está até bem tratadinha mas fundir um menino gigantesco com um tobogã é, no mínimo, uma idéia de jerico daquelas épicas. Lamentável. Até porque as proporções do tobogã, do menino e da piscina estão completamente forçadas e falsas. Ridículo mesmo são os minúsculos banhistas flutuando em pequenas bóias que aparecem saindo dos tubos plásticos que o menino de 15m de altura está segurando. Os banhistas são a cereja no bolo desse anúncio ridículo e mal cuidado. A idéia já seria sofrível o bastante se os criadores tivessem parado apenas na imagem do menino gigante segurando tubos do tobogã mas se a coisa pode piorar... Por que não? Não é mesmo? Vamos colocar as pessoinhas boiando!! Êêêê!!! Eita porra! Cabras ruins de serviço.

terça-feira, 21 de julho de 2009





Um toque sobre propaganda ruim

O homem já foi à lua (embora muita gente ainda duvide), inventou a imprensa, o avião a jato, o carro, o computador pessoal, descobriu petróleo na camada pré-sal e mesmo assim, até hoje ainda não descobriu nada melhor do que o exame de toque para detecção precoce do câncer de próstata. Proctologistas de dedos grotescamente avantajados e pacientes que repentinamente se descobrem homossexuais logo na primeira apalpadela compõem o repertório básico do anedotário masculino universal acerca do tema. O medo, o preconceito e a resistência que cercam o assunto derivam certamente do fato do exame ser realizado no ânus, área do corpo considerada tabu pela macharada insegura da própria sexualidade. Mas eis que uma fundação médica da Suiça promete acabar com a infame "dedada" que tanto amedronta os homens. Para se constatar a existência ou não de câncer na próstata basta um exame de sangue extraído do cotovelo. Sensacional, não é mesmo? O que realmente não cai bem são as imagens gritantemente bizarras que aparecem nos anúncios da Fundação. Cotovelos masculinos trajando cuecas (uma delas ridícula) não são uma boa solução gráfica de jeito nenhum. Gentem, me poupem. Que horrível. Que coisa feia. Essa campanha é um acinte. Na boa, submeter-se à uma "dedada" deve ser mais agradável que ter que ver uma campanha dessas. Ui!

sábado, 11 de julho de 2009



Jurados de Cannes are animals!!

Assim como os muçulmanos vão à Meca e as mariposas voam para a luz, todo ano milhares de publicitários de todos os rincões do planeta acorrem a charmosa Riviera francesa para superlotar a cidade de Cannes e prestigiar o Festival Internacional de Propaganda que acontece ali. Na Côte D'azur, entre taças de Romanée-Conti, baladas e rega-bofes, os publicitários falam mal um dos outros, fazem negócios, flanam pelo Palais des Festivals e se entregam ao seu prazer predileto: distribuir prêmios entre si. Os troféus, esculturas estilizadas de leões, são muito cobiçados e faturar um deles faz do ganhador uma estrela de primeira grandeza na profissão. Alguns trabalhos ganhadores de leões são realmente geniais, incontestáveis. Já outros provocam enorme controvérsia. Esse ano o Gran Prix de Mídia Impressa causou grande comoção na Comunidade publicitária mundial. E não é pra menos. Para a marca de jeans Wrangler a agência francesa Fred & Farid inventou uma série de anúncios onde os modelos são retratados como animais selvagens. O título "We are animals" completa a festa. Fala sério, gentem, isso é considerado o melhor trabalho de mídia impressa do mundo?? Quem foram os animais do júri que premiaram isso? A série de anúncios não tem absolutamente nada de especial. Tenta ser "criativosa" e moderninha. Parece um editorial de moda e não propaganda. É uma bela "merde" isso sim. Isso só prova que nenhum festival ou premiação, por mais consagrado que seja, não está livre de injustiças e enganos escabrosos. Bem, meus caros e caras, o debate está aberto. Esse Gran Prix é ou não um erro??